A NASA oficializou o calendário da Missão Artemis IV, que está programada para setembro de 2026 e será o retorno mais ambicioso da humanidade à Lua desde o programa Apollo. Diferente das missões anteriores, a Artemis IV não apenas pousará na superfície lunar, mas iniciará a construção da Gateway Station, a primeira estação espacial em órbita lunar.
A Tripulação e os Objetivos
A missão contará com quatro astronautas, sendo dois que permanecerão em órbita a bordo da cápsula Orion enquanto os outros dois descerão à superfície com o módulo lunar Starship HLS da SpaceX. As atividades na superfície incluem:
- Instalação do primeiro módulo habitável da Base Gateway
- Coleta de amostras do polo sul lunar (região de interesse por possível presença de gelo)
- Testes de equipamentos para produção de oxigênio in-situ (MOXIE 2)
- Implantação de sensores sísmicos para monitoramento de atividade lunar
Parceria Internacional e Próximos Passos
A missão contará com participação da ESA (Agência Espacial Europeia), JAXA (Japão) e CSA (Canadá), consolidando o programa Artemis como uma iniciativa genuinamente global. O Brasil, através da AEB (Agência Espacial Brasileira), contribui com experimentos de biomonitoramento que serão realizados durante a missão.
O objetivo de longo prazo é estabelecer uma presença humana permanente na Lua até 2030, usando-a como trampolim para a primeira missão tripulada a Marte, prevista para 2035.
Fonte: NASA.gov, ESA.int, SpaceX — Junho/2025